Você sabia que a consciência corporal influencia no seu dia-a-dia?

Por Juçara Jordan

A Consciência Corporal impacta o seu cotidiano de forma variada e complexa, refletindo no físico, no psicológico e até no espiritual, de maneira diferente para cada pessoa, pois, fatores como sedentarismo e o estilo de vida têm um peso importante.

O corpo é formado por estruturas complexas e funções específicas, porém, o sistema como um todo é solidário, o que faz, por exemplo, um músculo fásico – responsável por um movimento – funcionar como um músculo tônico, que é responsável pela manutenção da nossa postura. 

E quando isso acontece, as forças de tensão do corpo se desequilibram, causando danos à saúde, como a Dor Miofascial, Lombar, o Estresse.

No caso de um atleta de alta performance ou que pratica um esporte como atividade física, o trabalho de Consciência Corporal auxilia a reconhecer  os seus limites e capacidades e a usar essa percepção a seu favor durante os treinos e partidas. 

Isso faz com que ele melhore a amplitude dos movimentos, flexibilidade, respiração, transmissão de força, foco e equilíbrio de maneira funcional, reduzindo o esforço e gasto de energia, ao conduzir de forma consciente a sequência dos movimentos, deixando a rede miofascial e cadeias musculares trabalharem no fluxo, reduzindo assim o risco de lesões e aumentando sua performance.

Alguns sortudos nascem com esta percepção mais aflorada, porém, a grande maioria tem pouco ou perde esta consciência pelas demandas da vida. 

Como então resgatar esta ferramenta essencial? Por meio de aprendizado e experiência.

O Rolfing® IE é um dos métodos que pode auxiliar nesse novo olhar e vivência. O método promove resultados efetivos e duradouros, porque faz com que a pessoa perceba e sinta em seu corpo novas possibilidades para executar suas ações cotidianas com menos esforço, usando sua musculatura e sistema fascial, funcionalmente.

Ao se apropriar disso, você passa a ter escolhas e a ter escolhas para variar a forma como senta na frente do computador por exemplo. 

Dessa forma, com a Consciência Corporal sendo sua conhecida, você perceberá um novo estímulo, mais disposição e presença no seu dia-a-dia.

 

Texto retirado de Redação ABR – Associação Brasileira de Rolfing

Agende agora uma consulta!

Menu