Saiba como usar uma mochila sem prejudicar a sua coluna

Por Helena Ciampolini

Se você usa mochila no seu dia a dia, será que você está fazendo isso de forma saudável?

Dê uma olhada nas pessoas enquanto andam na rua. Tem de tudo: mochilas caídas para um lado do corpo, mochilas grandes em pessoas pequenas, mochilas folgadas que caem para trás do corpo. Muitas delas contêm peso demais e ficam muito baixas no corpo.

Com frequência, vejo crianças indo ao colégio com mochilas desproporcionais ao tamanho delas, geralmente com mais peso do que é adequado. Isso pode atrapalhar o seu desenvolvimento físico.

Precisamos aprender a usar mochilas de forma a proteger melhor nosso corpo.

Começando pela Compra

Na hora da compra, escolha uma que tenha fecho na frente, na região peitoral.

Repare se o tamanho da mochila se concentra, em sua maioria, na parte superior do seu tronco. Ela não pode se apoiar no fim da sua coluna porque, além de te puxar para trás, ela atrapalhará o seu caminhar. 

Ela também precisa ter boa amplitude de ajuste nas alças laterais para que você deixá-la mais grudada ao corpo.

Veja os exemplos abaixo:

No modo incorreto de usar a mochila é possível perceber que, quando o peso da mochila e o seu posicionamento incorreto puxam o dono para trás, o que acontece com a coluna?

Ela encurta, sua forma muda. E o corpo inteiro terá que se ajustar a essa inclinação. Esse hábito pode se tornar um vício, e com o tempo, essa compensação pode causar dores na coluna, e má postura.

Como vestir uma mochila da forma ideal:

Passo a passo:

Coloque algumas coisas pesadas dentro da mochila. Se possível, vista-a em frente a um espelho. 

Comece por prendê-la ao peito, usando as fivelas frontais. Elas devem ser ajustadas de modo a fixar a mochila à parte superior das costas, aliviando assim a lombar, mas elas não devem chegar a apertar a pele. 

Em seguida ajuste as alças laterais para que a mochila fique bem próxima à altura dos ombros. Caso essa alteração modifique o ajuste que você escolheu para as alças frontais, faça as correções necessárias.

A mochila deve ficar colada na parte de cima do tronco, como o peso contido nessa região. Assim, fica mais cômodo carregá-la e o deslocamento é facilitado – você se cansa menos e diminui muito as chances de se machucar com o tempo.

 

Texto retirado de Redação ABR – Associação Brasileira de Rolfing

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