Como aliviar tensões no corpo de forma simples e prazerosa

Por Fernando Hashimoto

Muitas pessoas querem se livrar de tensões, dores e desconfortos e não sabem como.

Neste post te darei uma dica muito simples e prazerosa que pode te ajudar a aliviar tensões no corpo, a restaurar o movimento fluido, a reduzir e até mesmo te livrar de dores e desconfortos.

Tensões, dores e desconfortos no corpo podem ser geradas por diversas razões como o estresse, muitas horas sentado em frente a um computador ou a um celular, má postura, padrão de movimento ruim, falta de atividade física, correria do dia-dia etc. 

E esquecemos de um recurso primordial que temos em nosso corpo, que pode nos ajudar muito e não custa nada! 

Que é o simples espreguiçar.

Espreguiçar é um gesto espontâneo para alongar a musculatura, um mecanismo natural de manutenção da saúde das fáscias, um mecanismo natural de manutenção da saúde do movimento. 

O espreguiçar está dentro de um sistema de auto regulação sofisticado e poderoso do corpo, chamado cientificamente de pandiculação, que é o espreguiçar e bocejar.

O espreguiçar e bocejar em geral, nas diferentes culturas, é visto como uma coisa ruim, com uma conotação negativa. 

Será que a gente se bestifica quando a gente se espreguiça e boceja? Fazendo aquelas caras e poses esquisitas. Será uma forma do homem se distanciar dos animais?

A frequência do bocejar vai caindo com a idade e a queda é mais acentuada no final da adolescência. Acredito que a educação ensina que é feio bocejar, talvez porque por um momento o homem evoluído se “bestifique” quando boceja. 

Ou seja o adolescente acaba se enquadrando numa “caixinha” para poder passar para a vida adulta e educada.

Para voltar a ter este hábito saudável, comece pela manhã ao acordar, fique um tempo na cama e não levante ou pule da cama, como a maioria faz ao tocar o despertador. 

Depois de um tempo virá uma vontade gostosa de espreguiçar, de se esticar, e então faça sem medo de ser feliz. 

Não tem um jeito certo ou errado para se espreguiçar, simplesmente faça do jeito que o seu corpo pedir. 

Se espreguiçar todas as manhãs ao acordar e, em qualquer momento do dia, é o tipo de movimento que, quanto mais fizer melhor.

Lembre-se dos gatos, dos cachorros, das crianças. Eles são os nossos melhores professores, porque eles têm preservado este reflexo do espreguiçamento, da pandiculação, que é espreguiçar e bocejar.

Agende agora uma consulta!

Menu