Descubra como a Liberação Miofascial pode te ajudar a se movimentar de forma mais livre, leve e sem dor

Por Fernando Hashimoto

Você tem dificuldade para se movimentar, ou tem alguma restrição de movimento e sofre com dores crônicas, encurtamentos, tensões e desconfortos?

Esse problema pode acontecer por diversos fatores como acidentes, fraturas, torções, padrão de movimento ruim, uso inadequado do corpo, má postura, sobrecargas, falta ou excesso de atividade física etc.

Nosso corpo é constituído de vários tipos de tecidos. O funcionamento do sistema musculoesquelético associa tecidos mais rígidos como ossos e cartilagens, com tecidos mais moles como músculos, tendões, ligamentos e fáscia musculares. 

Estes componentes agem em conjunto para a produção de movimentos. A saúde do corpo está intimamente ligada de modo que tais tecidos se relacionem. 

O regime de forças a que cada tecido está sujeito (tensão, compressão, torção) deve respeitar certos padrões e limites. Isto é, existem movimentos que contribuem para saúde e movimentos que podem ameaçá-la.

Se estamos nos movendo de maneira adequada, sentimos conforto, leveza e ficamos livres de sintomas. Ademais, a qualidade dos movimentos pode contribuir para a longevidade. 

A capacidade de movimentos livres depende de mobilidade entre os tecidos acima mencionados. O movimento interno de tais estruturas ocorre quando elas estão recobertas de um tecido conjuntivo chamado tecido conjuntivo frouxo ou areolar. 

A Liberação Miofascial é o método mais poderoso, rápido e eficaz para restabelecer este tipo de mobilidade. Esta técnica age primordialmente no tecido areolar, onde reside a plasticidade do corpo. 

As manobras de Liberação Miofascial podem devolver movimentos que, por diferentes motivos, tornam-se restritos.

Agende agora uma consulta!

Menu