Como o Rolfing pode ajudar pessoas com restrição de movimento
O Rolfing® Integração Estrutural é um método de reorganização corporal, que além de melhorar a postura pode trabalhar algumas restrições de movimentos causadas pela alteração da fáscia, também conhecida como tecido conjuntivo.
É importante compreender qual é o tipo de restrição de movimento que será tratada nesse texto e o que pode ocasioná-la. Veja alguns casos:
- Padrões de movimentos limitados
É normalmente identificado em pessoas que passam muito tempo sentadas e repetem um mesmo movimento. Exemplos: quem trabalha muito tempo diante do computador; motoristas; pessoas sedentárias.
- Restrição como consequência de um trauma ou lesão
É observada em pessoas que sofrem um trauma, como a fratura de um membro, como o braço ou uma perna. A imobilização da parte do corpo, que foi afetada, faz com que o tecido “cole”; Uma cirurgia ou uma doença que deixe a pessoa acamada por muito tempo, também são outros exemplo.
O integrador estrutural, que é o profissional certificado no método Rolfing® IE, deve analisar cada caso pessoalmente para verificar a possibilidade do início das sessões no método ou não, pois em alguns casos específicos há contraindicações, como em clientes com problemas de pele, em que o contato pode ser irritante, já que o Rolfing® IE trabalha com toque; ou doenças inflamatórias, ou cliente com febre; em outros casos o rolfista poderá adequar o processo, por exemplo em mulheres grávidas, em que é aconselhável iniciar o processo após o terceiro mês e com a autorização do médico.
Texto retirado de Redação ABR – Associação Brasileira de Rolfing