Qual a diferença entre liberação miofascial com rolo e a manual?

Para quem pratica esporte é muito comum ouvir falar em Liberação Miofascial (LM) para a melhora da performance. 

Mas você sabe quais as diferenças dessa técnica quando realizada com o rolo ou com as mãos?

Primeiro, vamos falar da fáscia, que tem um papel fundamental. 

Fáscia é a estrutura em rede que permeia todos os ossos, músculos, nervos e órgãos, como se fosse uma grande teia dando unidade à estrutura corporal. 

Sua principal função é lubrificar os espaços internos, diminuindo a fricção entre as partes e facilitando nossos movimentos.

O número de estudos científicos sobre o papel da fáscia e sua importância para o corpo tem aumentado a cada dia, assim como o número de profissionais que buscam se atualizar na área e trabalham com o movimento.

Dentre as ferramentas utilizadas para trabalhar a fáscia há a Liberação Miofascial (LM) que pode ser realizada por meio de um rolo ou pelo toque manual de um profissional.

O objetivo do trabalho de LM é hidratar fáscia. O tecido bem hidratado é capaz de deslizar com eficiência e por isso melhora do desempenho motor e sensitivo tanto numa atividade física quanto num processo de reabilitação.

Rolo de Liberação Miofascial (Foam Roller)

O rolo de Liberação Miofascial possui diversos tamanhos, densidades e texturas. 

Ele traz benefício a quem o utiliza no pré-treino (preparo e aquecimento dos tecidos) e no pós-treino (equalizando as tensões nos tecidos).

Prático e de baixo custo, o rolo de LM é cada vez mais utilizado, seja o uso orientado por um profissional na academia ou mesmo em casa, ambos de maneira auto aplicada.

Liberação Miofascial Manual

A Liberação Miofascial Manual é realizada em um consultório, de maneira individual e traz o benefício já citado aqui sobre a hidratação da fáscia. 

A mão do profissional é capaz de sentir e “ler” o tecido, identificando qual a qualidade de toque que aquele tecido precisa, dessa forma realizar a manobra com a direção, profundidade e velocidade adequada para cada pessoa, respeitando suas necessidades e estrutura de maneira global.

 

Texto retirado de Redação ABR – Associação Brasileira de Rolfing

Agende agora a sua consulta!