Por que a consciência corporal é importante para as suas emoções?

O caminho para o autoconhecimento pode ser obtido de diversas formas e uma delas é por meio da consciência corporal. Muitos detalhes que passam despercebidos pelo dia-a-dia podem dizer muito sobre você.

A consciência corporal pode ajudar o ser humano a ter mais saúde e energia e com isso qualidade de vida, já que por meio dela é possível identificar alguns sinais que o corpo dá, como no caso do cansaço e má postura.

Uma pessoa que está deprimida acaba refletindo o seu estado emocional no seu corpo por meio da sua postura, que fica mais curvada ocasionando dores cervicais, por exemplo. 

Ter a percepção do corpo ajuda o indivíduo a identificar seu estado emocional, que pode refletir em doenças.

Há diversas terapias e métodos para o desenvolvimento da consciência corporal, meditação, Yoga, etc, e entre eles destaca-se também o Rolfing®. 

Já vimos em textos anteriores aqui do Blog, que os sentimentos de ansiedade, estresse, raiva, depressão, medo representam emoções negativas que produzem tensões que afetam o tecido fascial. 

Essas emoções causam lembranças, traumas que ficam registrados na fáscia fazendo com que ela se contraia e comprima, impedindo a circulação normal de fluídos. 

Algumas dores que as pessoas sentem estão ligadas a este ciclo ocasionado por emoções do passado e também traumas físicos. 

Quando o tecido fascial é manipulado por métodos como o Rolfing®, ele volta a adquirir a sua elasticidade natural. Assim, começam a ser percebidas rapidamente no cliente as alterações da melhora postural e de outras funções do corpo, como o metabolismo, a respiração e o sono.

Portanto ter consciência corporal é uma ferramenta importante para sinalizar o seu estado de saúde e assim cuidar do seu bem-estar e equilíbrio.

 

Texto retirado de Redação ABR – Associação Brasileira de Rolfing

Agende agora uma consulta!

Agende agora a sua consulta!